Viajando pra Dentro da Mata 1 (Dica de Viagem com Crianças)

JURURU_IBICOARA-cachoeira-do-buracao
Ibicoara e a Fantástica Cachoeira do Buracão.

 

O pessoal aqui da cidade sempre me pergunta como participar da minha missão de conhecer as belezas da floresta, mostrar e ensinar para as crianças do Brasil. Ora, é fácil! Máquina fotográfica em mãos, mochila nas costas e pé na estrada!

Mas pra onde eu vou, Jururu?” Pois, são tantas as possibilidades que resolvi dar umas dicas aqui no Blog do Lá Dentro da Mata.

E pra começar, vai uma dica especial: Ibicoara.

Ibicoara fica na Bahia, ao sul do Parque da Chapada Diamantina, a aproximadamente 520 km de Salvador.

Crianças?

Até para quem tem filhos pequenos, vale a pena. As crianças com certeza vão adorar. Existem muitas montanhas, cachoeiras, paisagens deslumbrantes e caminhadas muito agradáveis. Melhor se tiverem mais de 7 anos e se gostarem de caminhar. Os papais vão acabar se cansando, caso precisem carregá-las por muito tempo. Para os mais pequeninos, mochila com cadeirinha é uma ótima opção.

As trilhas são planas na maior parte dos seus percursos, o que favorece os passeios em família.

Para onde ir? Quanto tempo ficar?

O ideal é reservar no mínimo 2 dias para caminhadas.

Existem muitas cachoeiras por lá, mas com crianças na aventura, os melhores passeios são as cachoeiras Raízes, Escadinha e Escorrega (todas em um só dia) e o Parque do Espalhado.

No primeiro passeio, evite ir pela trilha do Licuri e peça ao guia para entrar com o carro até mais perto. A caminhada será bem menor e mais fácil.

No passeio ao Espalhado, a estrada até o parque faz parte da aventura.  Não é nada boa, mas você poderá perceber a transição entre a caatinga e o cerrado e, se prestar atenção, vai ver aves belíssimas por lá.

No Parque do Espalhado, enfim, a caminhada até o Buracão. Chegando lá, você deverá colocar um colete salva-vidas fornecido pela administração do parque e vai seguir pelo caminho das águas até um dos lugares mais bonitos do mundo. Por um belíssimo cânion, por dentro do rio, é como se chega à espetacular Cachoeira do Buracão.

CANOA_BURACAOCACHOEIRA_BURACAO

Na volta, aproveite o banho delicioso da Cachoeira das Orquídeas!

Aliás, por falar em orquídeas, não deixe de filmar e fotografar as plantas e flores, por lá. Dão um show à parte!

FLORES_IBICOARA1FLORES_IBICOARA2

Onde Ficar?

Saindo da cidade, em uma estradinha de barro que vai para o Campo Redondo tem umas pousadas legais. Inclusive as próprias pousadas já oferecem o contato com a natureza.

Dicas:

Sempre vá com um guia para os passeios. Para o Espalhado, inclusive, o acompanhamento deles é obrigatório. Os guias de Ibicoara são bem preparados, ajudam bastante e ensinam sobre o lugar.

É legal levar cantil com água, lanches, toalhas e máquina fotográfica, é claro, para guardar tudo que você vai ver e aprender.

É importante usar um tênis de caminhada! Eu não preciso, tenho pé de robô. Poti é índio bem acostumado e vai descalço, e Airy é macaco, e macaco não usa tênis. Mas, você não vai querer machucar o pé, não é?

Trilha Sonora desta Aventura:

Compartilhe essa página com seus amigos!

Postar um Comentário

Seu e-mail nunca será publicado ou compartilhado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*