A Verdadeira História por Trás do Dia das Crianças

Dia das Crianças Menino Feliz  Dia das Crianças Menino Itaparica  Dia das Crianças Bicicleta

Muitas vezes, por trás de uma data comemorativa, existem fatos incríveis, feitos heroicos, grandes transformações na história. A verdadeira história por trás do Dia das Crianças no Brasil não é bem um exemplo desses casos. Pelo contrário, temos que admitir que a história desta homenagem por aqui não guarda nenhum romantismo. Mas, mesmo assim, sendo tão importante o ser homenageado, é muito bom conhecê-la, para que possamos refletir sobre o que de fato importa na existência dessa data comemorativa em nosso calendário.

Foi o então deputado federal Galdino do Valle Filho que, em 1920, criou a lei que instituiu o dia 12 de outubro como Dia da Criança. A ideia veio antes mesmo da Conferência Mundial pelo Bem-Estar da Criança, realizada em Genebra em 1925, que fez o mundo pensar na importância de cuidar e proteger a infância, estabeleceu as diretrizes para os primeiros marcos legais de combate à violência contra a criança e o trabalho infantil, e deu ao mundo o seu Dia da Criança Internacional, a ser comemorado 1º de Junho. Essa, sim; uma data de grande transformação. Nosso dia também surgiu muito antes da Declaração Universal dos Direitos da Criança, em 1959, que mudou a data mundial para outra de muita importância, o 20 de Novembro, assim reconhecida pela ONU, até hoje.

Dia das Crianças Melancia Dia das Crianças Bairro da Paz

Entretanto, no Brasil, a data criada por lei federal “não pegou”. Não era comemorada ou lembrada até a década de 1950, quando a fábrica de brinquedos Estrela fez uma campanha de Marketing e estimulou as famílias à prática de presentear no dia 12 de outubro. Portanto, vender brinquedos foi o motivo que resgatou e deu notoriedade ao nosso Dia das Crianças.

Ora, não há nada de errado em dar presentes! Os pequenos sempre ficam radiantes com os mimos. Mas, sem dúvidas, pensar sobre a real importância de termos essa data em nosso calendário é mais significativo e essencial se pesarmos os mesmos motivos da criação do Dia Mundial da Criança. É a atenção à proteção, carinho e respeito à infância o principal espírito que deve ser celebrado no dia 12 de outubro. Sobre tudo, é disso que elas mais precisam.

Dia das Crianças 4 Dia das Crianças Iguape

Leia também:
“Criança, Consumo, Futuro” (http://www.ladentrodamata.com.br/sobre-crianca-e-consumo-sobre-futuro/)

“A importância de Contar Histórias” (http://www.ladentrodamata.com.br/a-importancia-de-contar-historias/)

Pablo Maurutto é autor do Lá Dentro da Mata, pai de Pedrinho, cantador e contador de histórias

Compartilhe essa página com seus amigos!

Um Comentário

  1. jozeab@hotmail.x' Jozelia Abreu
    | Link Permanente

    Muito bom saber a história do que hoje comemoramos!

Postar um Comentário

Seu e-mail nunca será publicado ou compartilhado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*