A Importância do Contato da Criança com a Natureza

2014_DEZEMBRO_FIM_DE_ANO_SP_RJ-50Se você leu as últimas matérias que Jururu compartilhou na página dele no Facebook (www.facebook.com/ladentrodamata), também deve ter notado que há algo preocupante acontecendo com nossas crianças: algumas pesquisas apontam uma diminuição cada vez mais veloz do contato da criança com a natureza e até mesmo do seu interesse pela ecologia. Mesmo com todo esforço que os educadores tem feito para a formação da consciência ecológica.

Não tenho nada contra as cidades, muito pelo contrário! As cidades podem ser muito ricas para o desenvolvimento cultural e social dos pequenos, desde que permitam que eles possam usar os seus espaços com segurança. Mas, segundo George Monbiot, em sua coluna sobre Meio Ambiente no The Guardian (http://goo.gl/sQZUvm), a grande atratividade do entretenimento “indoor” (vídeo games, computadores, shoppings, etc) e, por outro lado, a redução dos espaços abertos e seguros, tem, cada vez mais, tirado das crianças a vivência da natureza.

2014_08_DIA_DOS_PAIS_PIATA-15Pois é aí que está o problema! Com a diminuição da vivência dos espaços naturais a criança acaba por não desenvolver a compreensão do papel que eles desempenham em seu habitat urbano. E assim, entramos num perigoso ciclo: cada vez menos as pessoas entenderão a importância da natureza nas suas vidas ou mesmo na vida do planeta que habitam e menos se preocuparão em promover este contato para as futuras gerações.

Cuidando do hoje, ainda é preciso levar em conta que esta vivência também é importante para o desenvolvimento cognitivo das crianças (Jururu também postou esse texto lá no Facebook: http://goo.gl/YC9c7J ). Então, é urgente repensarmos e reconstruirmos o conjunto de opções de lazer que oferecemos aos pequenos. Quais experiências são importantes para eles? E devemos planejar onde e como promovê-las.

PINDA_FAZENDA-46Vale o esforço! Será delicioso o contato frequente dos pequenos com a terra, plantas e bichos. Passeios nos parques, praças, zoológico e, especialmente, viagens. Viagens que tirem seus filhos da caixinha de soluções de entretenimento que a cidade oferece e mostrem um mundo cheio de novas descobertas. Como a que Jururu fez no Lá Dentro da Mata.

Reconhecer o canto de um Bem-Te-Vi, saber a diferença do sapo para a rã, saber da fruta madura no pé…Tudo isso mostrará o real sentido de preservar a natureza. Tudo isso construirá uma infância saudável e um futuro muito, muito mesmo, melhor.

Aqui vão algumas dicas:

Para Viagens com os Pequenos:

Ibicoara e a Fantástica Cachoeira do Buracão.
Uma Praia feita para Crianças   

Para Brincadeiras na Natureza:

Clique e baixe o livro Jardim das Brincadeiras, de Guilherme Blauth! É  muito bacana e ensina diversas brincadeiras que experimentam os elementos da natureza.

Assista o filme Território do Brincar! Clique aqui para ver o trailer.

E é claro, o livro e as músicas do Lá Dentro da Mata foram feitas especialmente para apoiar os pais e professores nesta missão!

Pablo Maurutto é autor do Lá Dentro da Mata, pai de Pedrinho, cantador e contador de histórias

Compartilhe essa página com seus amigos!

4 Comentários

  1. valeria-schmid@gmx.ch' Tia Valeria-Schmid
    | Link Permanente

    Oi Pablo Maruto ,fico sempre encantada com seu trabalho é muito rico e gostaria de ter tudo , mas sou triste com Programas de informatica , e Agora COM Este filme preciso de ajuda e vou passar para um grupo de brasileiros e pessoas COM afinidades ao Brasil ,terra que amo .
    Sou contadora de historias e professora do HSK aqui em Basel

    • Olá, Tia Valéria-Schmid! Que bom que o Lá Dentro da Mata chegou aí em Basileia. Fico muito feliz que crianças de outros lugares do mundo possam ter acesso ao nosso projeto.
      Um abraço!

  2. franclinprodutirssa@gmail.com' Franclin Rocha
    | Link Permanente

    Oi Pablo. Tudo bem!? Sou professor de teatro e estou montando como o espetáculo seu livro. Infelizmente por descuido o CD quebrou. Dou aula no subúrbio de Salvador em quatro escolas do município. E gostaria de saber como adquiro o CD. Tenho urgência. O final do projeto Eu não, nós que desenvolvo sobre diversidade cultural: indígena e africana tem sua apresentação para final de novembro.Por favor, ajude-me. No aguardo. Muito obrigado pela atenção.

    • Olá, Franclin! Estou tentando enviar um e-mail para você e não estou conseguindo. Por favor, verifique se preencheu corretamente os dados da mensagem ou envie uma mensagem pela página de contato. Um abraço

Postar um Comentário

Seu e-mail nunca será publicado ou compartilhado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*