Conheça o Lá Dentro da Mata!

imagens_floresta_das_lendas

Após um cochilo na canoa, o curumim Poti e seu cherimbabo (animal de estimação), o macaco Ayri, descobrem-se num mundo novo e estranho: a cidade. Lá, encontram o robô Jururu, descartado num ferro-velho e em busca de um novo significado para sua vida de lata. Poti e Airy decidem levar Jururu consigo, para gravar as belezas da floresta e mostrar aos homens da cidade a importância de preservar a natureza.

Esse é o mote principal do Lá Dentro da Mata, um projeto de múltiplas facetas artísticas, baseado em uma história infantil criada pelo músico e arquiteto baiano Pablo Maurutto.

O Autor Pablo Maurutto

O Autor Pablo Maurutto

O Lá Dentro da Mata é um projeto literário e musical que aposta no caminho ludoeducativo para construir uma infância mais saudável. No seu desenvolvimento, a diversão assume o papel de um instrumento de geração de conhecimento e cultura. A sugestão é que a criança faça parte da história, construindo a aprendizagem através do seu envolvimento com os personagens, com os cenários e com os seus contextos que perpassam pelo conhecimento da natureza, da cultura e do folclore nacional.

Entre as variadas possibilidades de transposições midiáticas e artísticas que o projeto propõe, já desenvolveu diversos produtos e ações, como 2 livros, 2 Cds musicais, peça teatral, apresentações de contação e música, videoclipes animados, palestras infantis, oficinas, entre outros.

As peças matrizes de todo o projeto são os livros e as músicas que deles fazem parte.

O primeiro livro, o “Lá Dentro da Mata”, conta a história do encontro do robô Jururu com os dois amigos da floresta, Poti e Airy. É nele que o robô aceita a missão de filmar as belezas naturais para mostrar e ensinar às crianças da cidade. A sua aventura começa quando visita e conhece a floresta, seus diversos animais e os seres folclóricos que a habitam.

2016_ldm_livros

No segundo livro, chamado “No Caminho das Águas”, a missão do pequeno robô se estende à importância do ciclo das águas, e ele e os seus amigos navegam desde a nascente até a foz do rio que cruza a cidade que mora.  (adquira os livros na nossa lojinha)

Os Cds trazem 21 músicas inéditas que exploram ritmos tradicionais brasileiros e foram gravadas por grandes músicos e interpretadas por 17 artistas nacionais, dentre os quais: Carlinhos Brown, Mariene de Castro, Roberto Mendes, Luiz Caldas, Gerônimo, Durval Lelis e Riachão. São chulas, cirandas, baiões e maracatus interpretados em arranjos que buscaram sonoridades orgânicas, divertidas e suaves.

Como suporte educacional, um programa destinado à educação infantil e aos anos iniciais do ensino fundamental foi desenvolvido pela Editora Humanidades, preparando pais e professores e envolvendo alunos nos temas que desenvolvem-se de forma transversal dentro do universo lúdico do Lá Dentro da Mata, como: folclore, fauna, flora, biodiversidade, diversidade étnica e consumismo.Faça um Passeio bem Rápido pela História e Músicas dos 2 Livros

Clique para visitar a nossa floresta em 1 minuto
Clique para passear pelo rio em 1 minuto

Clique para ver uma apresentação dinâmica do Projeto:
Em Português
Em Inglês
(para visualização em celular, recomendamos baixar o APP Prezi).

Clique e leia mais sobre o Projeto.
Conheça o Programa de Educação Infantil Lá Dentro da Mata.

Compartilhe essa página com seus amigos!