Dicas de Filmes que Ensinam Ecologia

Especialmente na infância, as histórias nos oferecem sentimentos e percepções que ainda não experimentamos vivencialmente e, assim, acabam assumindo o importante papel de nos preparar para o mundo. Por isso é tão importante escolhermos os valores que queremos oferecer às nossas crianças.

As histórias contadas nos filmes, livros ou jogos além de divertir e emocionar, podem ser grandes aliados para trazer à tona aqueles assuntos mais sérios, difíceis de, por si sós, ganharem a atenção dos pequenos.

Um dos conceitos mais relevantes trazidos pelo Lá Dentro da Mata, parte essencial da missão de Jururu, é a valorização e o respeito pelo Meio Ambiente, por isso achei legal sugerir esses cinco filmes que reforçam essa ideia e têm muito em comum com a aventura do pequeno robô.

1. Ponyo – Uma Amizade que Veio do Mar

PONYO

Ponyo é uma linda produção do grande Hayao Miyazaki e do Estúdio Ghibli e conta a história da amizade e do amor entre um menino e uma criatura do mar que se parece com uma sereia. O filme, aliás, teve influência do desenho “A Pequena Sereia”, da Disney. Enquanto o amor de Susuke e de Ponyo cresce, uma história dramática se desenvolve pela revolta do mar contra a poluição e o desequilíbrio causado pelo homem. O desenho tem uma força incrível e é o mais infantil dos trabalhos sempre tão sensíveis do mestre Miyazaki.

2. Wall-E

WALL_E

Wall-E tem muitas coincidências com o Lá Dentro da Mata. O filme é de 2008 e eu escrevi e gravei o primeiro livro e Cd em 2007. Quando assisti fiquei assustado com as semelhanças. O robozinho abandonado em um ferro-velho, o tema tratado… Mesmo assim, fiquei feliz porque ali estava uma grande história feita por um autor que enxergou o que eu também enxerguei, a necessidade de construir na criança a perspectiva de um futuro melhor.

No filme,  a Terra foi abandonado por conta da poluição e da completa destruição do ecossistema. Os humanos vivem numa grande nave, mas o amor de Wall-E por E.V.A., uma robô enviada ao nosso planeta, muda o rumo dessa história.

3. Happy Feet

HAPPY_FEET

Baseado no espetacular documentário francês “A Marcha dos Pinguins” (que, aliás, também é um ótimo filme para assistir com as crianças), Happy Feet trata, de uma forma muito criativa, do desequilíbrio na cadeia alimentar pela ação do homem e, de quebra, ainda promove uma importante reflexão sobre o preconceito.

A aventura de Mano, o pequeno Pinguim, tem momentos divertidíssimos e muito engraçados de música e dança.

4. Os Sem Floresta

SEM_FLORESTA

Os Sem Floresta trata de um tema muito próximo à realidade das nossas cidades. Um condomínio construído sobre uma área de floresta bloqueia a passagem de um grupo de bichos engraçadíssimos e, sob a tutela de RJ, um guaxinim malandro, eles executam planos mirabolantes para roubar comida das casas.

A história é muito interessante porque muitas questões sérias sobre impacto ambiental pelo excesso de lixo, consumismo e expansão de condomínios fechados horizontais nas cidades são abordadas de uma forma bem divertida. Sem se darem conta, adultos e crianças realmente podem aprender muito com esse filme.

5. O Lorax: em busca da Trúfula Perdida

LORAX

Este filme foi baseado em uma das ótimas histórias dos livros do Dr. Seuss (Theodor Seuss Geisel), que infelizmente ainda não chegaram ao Brasil. Através de “O Lorax”, “O Grinch” e “Horton e o Mundo dos Quem”, pelo menos, temos tido a oportunidade de conhecer os contos deste grande autor nos filmes.

Numa cidade feita de plástico dois jovens buscam uma árvore colorida chamada Trúfula, a partir daí a história se desenvolve com um olhar sobre os riscos que o progresso e a ganância oferecem à natureza. Atenção às músicas! São contagiantes.

 

Pronto! Temos filmes legais e educativos pra semana inteira! Espero que gostem e comentem aqui, dando outras sugestões.

Boa diversão.

Pablo Maurutto é autor do Lá Dentro da Mata, pai de Pedrinho, cantador e contador de histórias

Compartilhe essa página com seus amigos!

2 Comentários

  1. ananetemaurutto2@gmail.com' Ananete Maurutto
    | Link Permanente

    Não vi ainda os filmes, mas estou enviando o link para amigas que têm filhos pequenos e netos, que provavelmente vão querer saber! Mas com certeza ,vendo o sumário de cada um desses filmes,é super interessante a criançada poder ter acesso a tais ensinamentos!

  2. ananetemaurutto2@gmail.com' Ananete Maurutto
    | Link Permanente

    Quero ver os filmes para tambem acrescentar aos meus 78 anos de vida conhecimentos que possivelmente não adquirí com minha experiencia de vida,e poder tambem ter momentos de diversão e lazer

Postar um Comentário

Seu e-mail nunca será publicado ou compartilhado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*